O primeiro laboratorio que se instalou no Brasil foi a Hollister, o que se constituiu um alivio para todos os ostomizados sobreviventes daquela epoca porque muitos, especialmente os que haviam sido operados na decada de 60, haviam sucumbido diante de inumeraveis problemas causados pela ostomia porque simplesmente não havia como segurar os dejetos e então as consequencias primeiro era a dissolução da familia e depois vinha o resto que os levaria praticamente a uma desgraça e não propriamente a uma sobrevida como os medicos queriam e entendiam. A vinda das bolsas que são chamadas de karaya trouxe sem duvida alguma um alivio para todos os ostomizados e depois a luta para que o governo fornecesse o material gratuitamente para todos os cadastrados no programa porque, como ainda hoje se percebe, são poucos os que conseguem adquirir no mercado as bolsas por causa do seu elevado custo e como são produtos importados depende da cotação do dolar.
A situação dos ostomizados melhorou praticamente em termos de conforto após a chegada dessas bolsas de karaya capaz inclusive de evitar a formação de alergias, no entanto, como nos conta o presidente da Associação Valeparaibanos de Ostomizados, foram longos dezenove anos porque ele foi ostomizado em l960 e a Hollister só chegou com as bolsas na decada de 80.
Um ano antes, exatamente em dezembro de l979 os profissionais da area liderados pelo Dr. Jatobá, fundaram o então Centro de Ostomizados Paulista do Estado de São Paulo, cujo nome foi alterado na gestão da presidente Sandra Gomes Leal que definiu como Associação dos Ostomizados do Estado de São Paulo.
Assim no próximo ano a entidade comemorará o seu trigesimo ano de fundação e nesse ano a atual Diretoria pretende reconstituir toda a historia desse tempo, desde a primeira presidencia até a atual entremeando com os acontecimentos importantes que houveram nessa epoca. E a Hollister por ter sido o primeiro laboratorio a se instalar em terras brasileiras merece o reconhecimento da entidade e desde já vamos solicitar um "release" da sua historia no nosso país. E para tanto visitas esporádicas e sem objetivos como a que aconteceu com a recente presença de uma representante tecnica da Hollister não vai bastar. É preciso que a Hollister colabore conosco para mostrarmos como cresceu o mundo da ostomia e a importancia disso no meio de vida de todos os ostomizados e dos seus familiares para provarmos e convence-los de que a ostomia é realmente uma valiosa e inigualavel sobrevida.
sábado, 11 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário