quinta-feira, 16 de outubro de 2008

COMO SE MANIFESTA

A evolução da doença é lenta. Não deixe de procurar o serviço de saude para investigar qualquer mancha ou dormencia que apareça no seu corpo. Os sinais mais comuns são:
1 - manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas em qualquer parte do corpo, que podem ser lisas ou elevadas
2 - caroços avermelhados ou acstanhados
3 - areas da pele mesmo sem manchas que não coçam, mas formigam ou pinicam e fão fiando dormentes, com dminuição ou ausencia de dor, de sensibilidade ao calor ao frio e ao toque.
Estes sinais podem se localizar em quaqluer parte do corpo. Eles ocorrem com maior frequencia na face, orelhas, costas, braços , nadegas ou pernas.
Geralmente a pessoa com uma mancha ou com uma area da pele apresentando sensação difeente, pensa que não vale a pena se preocupar em ela, já que não doi , nem coça. Assim, ela não procura o serviço de saude para fazer um diagnostico e sabe que mancha é essa. Sem dignostico e sem tratamento ela continua doente sem saber, podendo transmitir o bacilo para outras pessoas. Outros sinais encontrados:
1 - engrossamento de certos nervos dos braços , pernas e pescoço, acompanhado ou não de dor
2 - aparecimento de caroços ou inchaços no rosto, orelhas e nas mãos
3 - perda dos pelos naa manchas e
4 - perda dos cilios e sobrancelhas (as vezes)
DEPOIMENTO
Até descobrir que eu estava com hanseniase foi uma viagem dificil. Comecei sentindo um choque no cotovelo, fui tratada como LER e durante anos peregrinei junto a medicos, psicologos, pericia de INSS e nada. Só depois de sete anos e que fui a um medico ergonometrista que fez um exame de força e me disse que tinha suspeita de hhsndrnisdr e me encaminhou so serviço de saude para eu fazer os exames. Foi assim que descobrí .

Nenhum comentário: