domingo, 19 de setembro de 2010

ENCONTRO DE ASSOCIAÇÕES DO PARANÁ


A região oeste do Paraná concentra um dos melhores atendimentos em todos os sentidos aos ostomizados em geral. Cascavel tem dois medicos coloproctologistas, a Faculdade de Medicina oferece curso de pos-gradução em estomaterapia as enfermeiras, tem uma associação com sede propria visitada todas as semanas por Univaldo Etsuo Sagai, um dos medicos coloproctor eu se tornou amigo dos ostomizados especialmente da diretoria da entidade liderada por Alberto Moi.
Em Toledo temos José Valmir Lang, praticamente aposentado da sua especialidade que era o comercio, dedica-se a assistencia aos ostomizados (foto no centro em pé), sede propria que está pronta para ser inaugurada. Em conversa Lang preconizou a realização de reunião que seria um encontro das lideranças em qualquer cidade do Estado já que associação estadual presidida pela Luiza Helena, com sede propria em Curitiba tem espaço exiguo para uma reunião maior.E oferece a sua cidade que tem comodidade para hospedagem e boa comida além de um amplo espaço para as reuniões. Diz Lang que uma reunião é muito importante para um Estado com a dimensão do Paraná porque iria unir os ostomizados em torno de um objetivo comum. E enumera varias associações que poderiam participar desse encontro.
E conversando com a Luiza Helena, presidente da Associação Paranaense dos Ostomizados, o seu desejo, objetivo coincide perfeitamente com as pretensões do Lang que nao abre mão da iniciativa que deve partir da Estadual, exatamente da Luiza Helena. O que se quer evitar também é o desmembramento de associações quanto as finalidades porque o Estado tem que estar unido especialmente diante das varias dificuldades que estão para acontecer com os ostomizados diante de direcionamentos diversificados.
E Lang e Luiza Helena contam com o apoio da AOESP.

Nenhum comentário: