quinta-feira, 27 de outubro de 2011

COMO SE PEGA O MAL DE HANSEN

Uma leitora do nosso blog enviou um comentario perguntando como se pega o Hansem. A resposta é simples: por vias respiratorias. O mal de hansem praticamente é primo da tuberculose e falando nessa doença a maioria entende melhor. Entretanto ao invez de ficar falando sobre como se pega, na primeira desconfiança procurar um posto de saude, qualquer posto de saude para os devidos exames e se houve uma desconfiança as autoridades sanitarias aplicarão imediatamente o PQT (Polio Quimico Terapico). A primeira dosagem do PQT consegue imunizar até uns 90 por cento de contaminação e daí para frente seguir a orientação medica para principalmente trato pessoal e também para não transmitir a pessoas alheias.
O mal de hansem apesar de ser uma doença biblica hoje, atualmente, está praticamente sob controle absoluto atravez da diligencia mundial da OMS (Organização Mundial da Saude) agregado ao ONU (Organizações das Nações Unidas).
Teoricamente trata-se de uma doença combativel porém na pratica é um pouco mais complicado. Não se consegue eliminar totalmente a doença e então a OMS mantem um indice aceitavel de um caso para um total de dez mil pessoas. É o indice que está sendo mantido na India, Nepal e outras localidades. No Brasil está faltando levantamento da situação sendo que a ultima que temos data de uns tres anos quando soubemos que houve um aumento de mais de trinta mil pessoas. No entanto por graça de controle do Hansem aproximadamente durante vinte anos seguidos as concentrações de hansenianos foram liberadas. Os hansenianos, que, por exemplo, viviam em cativeiro em Itu estão livres e ainda o governo fornece ajuda de custo para os mesmos. Aqui precisamos dizer que existem duas classes distintas de hansenianos: os sequelados e os não sequelados, sendo que os primeiros recebem tratamento adequado em postos especializados.
Ainda sobre hansenianos precisamos dizer que os primeiros remedios de imunização chegaram ao Brasil em 1940 e mesmo depois disso os cativeiros continuaram e aconteceu muito de casais hansenianos engravidarem-se. Nestes casos o governo assumia a responsabilidade sobre a criança já a partir do parto e depois disso entregue a familias que quizessem adotar. Somente assim as crianças escapavam da contaminação. Hoje existem varios movimentos pró hansenianos que orientam e defendem a coletividade.

Nenhum comentário: