sexta-feira, 28 de outubro de 2011

FALTAM ESTOMATERAPEUTAS NO BRASIL


A foto mostra a presidente da SOBEST (Associação Brasileira de Estomaterapeutas) participando em Porto Alegre do IX Congresso da especialidade. O Congresso foi um sucesso sob todos os pontos de vista com participação de aproximadamente novecentos pessoas de todo o Brasil.
E aproveitando o momento em que estomaterapeutas é o assunto do momento, lembramos que em Marilia está havendo uma capacitação de enfermeiras para o atendimento de ostomizados. A profa. doutora Vera Lucia Gouveia já cansou de dizer que capacitação de apenas alguns dias não consegue preparar as profissionais para o atendimento especifico dos ostomizados, mas mesmo assim a ideia da FAMEMA é melhor assim, mesmo com excasso conhecimento e pratica, mas ter especialistas para cuidar dos pacientes. Capacitação desse tipo foi feito em varias localidades sempre com casa cheia, em Bauru, em São José do Rio Preto e outras localidades em menor proporção. A verdade é que estamos com poucas estomaterapeutas. Vejam o caso da região oeste do Paraná. Com num numero que chega a quase mil ostomizados da região só temos a Lorena já em idade de aposentadoria. Vejam Londrina com 580 ostomizados e só tem duas estomaterapeutas. Vejam Pará e se formos mais longe até equipamentos estão em falta, no entanto a lei aí está para ser cumprida e a portaria 400 está ainda em discussão.
A presidente Suely Rodrigues Thuler está realizando uma otima administração porque em sua fase aumentaram varios cursos de pos-graduação em estomaterapia. Ela sabe mais do que ninguem de que precisamos de mais profissionais e assim sendo temos alguns cursos funcionando somente com a aprovação da SOBEST. Se formos aguardar a burocracia internacional, até que o orgão maximo, conceda a liberação as nossas esperanças irão por terra.

Nenhum comentário: