A região do Vale do Rio Ribeira compreendendo importantes municipios como Registro, Juquiá, Iguape, Biguá, Cananeia e cortado pela estrada federal Br 116 desde há muito tempo estava necessitando de uma atenção mais criteriosa especialmente no setor de saude e mais detalhadamente em ostomia. O polo de dispensação fica localizado em Pariquera Açu, um pequeno municipio encravado entre Registro e Iguape, a meia distancia, porém o numero de seus habitantes é pequeno comparado por exemplo com Registro, cuja cidade ostenta praticamente o centro de tudo.
Massahiro Miyamoto em rapida conversa nos contou que está estudando a região para melhorar naturalmente o atendimento em termos de saude pela Secretaria de Saude do Estado de São Paulo que vai desde melhorar a região em termos economicos até prestação de uma assistencia de saude.
O Vale do Ribeira, em grande parte tombado como patrimonio da humanidade abrange todo o litoral que começa em Peruibe e desce para o sul tendo o Rio Ribeira como ponto de referencia para a maioria dos municipios localizados naquela região. A AOESP sempre propugnou a criação de associação dos ostomizados ou em Pariquera Açu ou em Registro tendo chegado a conclusão de que qualquer entidade reunindo ostomizados teria que ser nessa segunda cidade cuja população é bem maior e melhor estruturada como cidade. Pariquera Açu tem o seu complexo hospitalar, porém uma boa parte demanda São Paulo, sendo então o transporte por ambulancias o mais importante, segundo informações que temos de pessoal que presta serviço no hospital. Os casos mais graves são atendidos ou no Hospital do Servidor Publico ou no HC. Acontece que as viagens são de muito sacrificio porque o paciente humilde não recebe refeições e o regresso acontece a tarde.
Outro problema levantado por Miyamoto é a doação de orgãos em estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário