Jornal Informativo da APO (Associação Paranaense de Ostomizados), edição de numero 12, completando dois anos consecutivos de publicação, já está nas mãos do publico ostomizado em geral.
Luiza Helena, presidente da entidade, conta que nesta edição "trazemos uma serie de assuntos importantes. Dentre eles o artigo Cancer de mama: a solução é prevenção, focando o Outubro Rosa, mes de prevenção ao cancer de mama. Ressaltamos e comemoramos no dia 6 de outubro de 2012 o Dia Mundial dos Ostomizados, instituido pela Associação Internacional de Ostomia (IOA), no Canadá. O tema deste ano é let's be heard (Vamos ser ouvidos), e pretende motivar os ostomizados a fazerem se ouvir. Também com muita importancia celebraremos no dia 16 de novembro o Dia Nacional dos Ostomizados. Para este estamos preparando um grande evento na av. Luiz Xavier. "Estas são palavras do editorial do Jornal da APO, da Luiza Helena.
De nossa parte quando lançamos o primeiro numero do Jornal da AOESP foi para convidar a todos os ostomizados para se manifestarem elevando o astral e formando uma comunidade onde fosse possivel uma troca de opiniões e troca de impressões. Ainda nesta semana assistindo a palestra do Ideblan Carvalho de Albuquerque, medico coloproctologista do Hospital Heliopolis, perguntamos a ele porque a maioria dos cirurgiões promete reversão em alguns meses. A cirurgia do intestino em geral é tida como agressiva embora todos saibam que se trata de salvação da vida e então a promessa seria uma especie amenizar o impacto e que de fato, dependendo do caso, a reversão é completada com sucesso.
Depois de cinco anos editando o Jornal da AOESP, mensalmente, há uma especie de concorrencia para publicação de depoimentos, isto é todos querem mostrar porque está ostomizado e como isso aconteceu. A divulgação da ostomia da forma como estamos fazendo e da forma os nossos passos estão sendo acompanhados por outras entidades temos certeza de que o caminho é este e está mais do que certo.
Nos temos também blog, temos parceiras como Associação dos Ostomizados de Marilia e agora estamos partindo para divulgar a ostomia e outras patologias através da imprensa do Interior de São Paulo e de outros Estados. Talvez a nossa primeira coluna seja publicada pelo jornal Tribuna, da cidade mineira de Pouso Alegre.

Nenhum comentário:
Postar um comentário