segunda-feira, 14 de março de 2016

IVETE NEVES SAAB SAUDA DR. PAULO PIRATININGA JATOBÁ

Ivete Neves Saab enviou uma mensagem de homenagem e de agradecimento ao saudoso Dr. Paulo Piratininga Jatobá, médico coloproctologista e fundador da Associação dos Ostomizados do Estado de São Paulo - AOESP - que na epoca da criação chamava se Centro. É logico que na epoca participaram outras pessoas da mesma profissão tais como a Dra.Angelita Gama, Dr. Carlos Di Tommaso e outros cujos nomes, infelizmente, perdem se no tempo, afinal já se passam mais de tres decadas e meia, sendo uma entidade das mais antigas. Esta foto pode ser considerada para todos os ostomizados uma foto sagrada porque nela constam o médico Paulo com uma das filhas no colo ao lado de mais quatro filhos  - Pedro, Cristina, Silvia, Miriam e Marcos - além do sogro e uma cunhada. A inserção dessa homenagem se deve ao pedido explicito da leitora Ivete que frizou o titulo da coluna como Ostomiahanseniase.blogpost.com 
A Ivete Neves Saab conta o seguinte:
Tive a felicidade de ser operada pelas mãos abençoadas do dr. Paulo, e depois mais tres membros de minha familia foram atendidos por ele e todos estão muito bem com a graça de Deus e com a competencia inigualavel desse grande  médico. Queremos render nossas homenagens ao Dr. Paulo Piratininga Jatobá que soube honrar a classe médica  que muitos se esquecem o juramento que fizeram de salvar vidas, ao contrario de dr. Paulo que dedicou a sua vida e com muita alegria sempre atendeu aos clientes com bom humor, com esperança, tratando a todos com muito carinho. Dr.Paulo  soube cumprir sua missão e hoje temos a certeza que Jesus que e o meido dos medicos tem sob o seu amor esse valoroso filho ue soube cumprir a sua missão que Deus nosso Pai deu a ele com plena confinança de que a cumpriria plenamente. 
A mensagem é realmente comovente porque, salvo engano, esse procedimento cirurgico realizado pelo dr. Paulo deve ter sido numa epoca em que ostomizados não tinham ainda as bolsas coletoras padronizadas como as temos hoje, isso porque a primeira bolsa denominada de karaya só chegou ao nosso país em 1984 através da Hollister. A bolsa de karaya logicamente foi um sucesso porque substituia um monte de improvisações que, segundo o dr. Tommaso que na epoca era estagiario, servia-se até de lata de massa de tomate, mas não perguntem como porque não sabemos, mas pode se ter a certeza que o odor das fezes ficava no ar. 
Essa homenagem que faz a Ivete deve,com certeza, chegar ao conhecimento da Dra. Miriam Piratininga Jatobá, a unica que dos cinco filhos, seguiu a carreira de médica e tambem coloproctologista e gostariamos muito, mas muito mesmo, que transmitisse essa saudação sem duvida saudosa ao conhecimento da senhora esposa dona Icila que reside em Goiania junto com Pedro, Marcos e netos.

Nenhum comentário: