segunda-feira, 14 de março de 2016

Porque o blog tem o nome duplo de ostomiahanseniase?Esse blog também faz parte da historia da administração Amelia Yocico Arakaki e na epoca, uns doze anos atraz, o mal de hansen ainda era considerado problema aqui no estado de São Paulo e quem coordenava os portadores  de mal de hansem era a Leide Masson (na foto de blusa amarela ao lado da advogada Akiko)A Amelia tinha compaixão de todos os deficientes até da turma da esclerose multipla coordenada pela Cleuza Miguel. Mas o mal de hansem é internacionalmente tem o abrigo da OMS coordenado pela ONU. O responsavel na parte do hansem era (creio que ainda é) um niponico chamado Sassakawa que na ocasião teve um pequeno mal entendimento  no ministerio da Saude e nunca mais voltou ao Brasil. Na ultima vez a delegação dele veio ate o Peru e de lá deu uma desculpa de que estava doente e não veio ao Brasil. Acontece que a OMS distribuindo o medicamento PQT e mais comprimidos baixou o indice de hanseniase a um doente para cada dez mil habitantes. A India e o Nepal que eram os campeões conseguiram baixar o nivel para o exigido pela OMS enquanto no Brasil existem estados especialmente do norte cujo indice ainda é altissimo. 
O hansem pela iniciativa da OMS tornou-se uma doença curavel só restando os curativos que, segundo opinião da Leide Masson, é problema sério porque em São Paulo são pouquissimos os profissionais da medicina que entende de hansem, então é problematico. O posto Ceci que é um dos mais conhecidos pelos ex-hansenianos havia uma epoca que não tinha nenhum medico que entendesse de curativos para ex-hansenianos. Só havia uma medica na Vila Prudente. 
A era dos portadores do mal de hansem  é coisa do passado para os estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio, MS e talvez mais alguns estados, mais, salvo erro, o nosso pais ocupa uma posição elevada em materia de hansem. 
O blog ostomiahanseniase já tem quase 3.000 inserções predominando a ostomia e algumas musicas para recreações porque ninguem é de ferro. 

Nenhum comentário: