terça-feira, 30 de março de 2010

ESTOMATERAPIA NA FAC. MEDICINA DO ABC


Daisy Barreiros Archila, enfa estomaterapeuta e dermatologia, mestre em economia e gestçaio de saude e coordenadora tecnica do curso de estomaterapia da Faculdade de Medicina do ABC promoveu sabado passado (27/03) a aula inaugural para 21 alunas inscritas. A aula inaugural foi lecionada pela Vera Lucia Gouveia, dra. professora de estomaterapia para os cursos de pós-gradução da USP que explicou minuciosamente todos os aspectos que envolvem o curso. Depois chegou a Suely Thuler, presidente da SOBEST (Associação Brasileira dos Estomaterapeutas) que também discorreu sobre a sua entidade. E no final a Amelia Yocico Arakaki, presidente da Associação dos Ostomizados do Estado de São Paulo ofereceu o seu depoimento de ostomizada, a sua vida, os problemas de pele, etc.
A iniciativa da Dra. Daisy está sendo muito aplaudida porque a região do ABC carece também de uma associação e é dependente do Hospital Heliopolis, no setor da AME que está encarregada da distribuição de bolsas.
A aula inaugural teve a presença de todos os representantes dos laboratorios inclusive da Johnson-Johnson, do setor Medical Brasil, na pessoa do seu representante Juan Pablo França de la Plata. A 3M Saude e Dipromed cuja representante é a Ana Carolina Marchiore não compareceu por problemas de ultima hora. A Dra. Daisy disse que enviou oficio convidando todas organizações envolvidas no setor de ostomia. Pela Convatec esteve presente Adilson Vitor, como representante; pela Hollister do Brasil estiveram presentes a Ana Lucia Senise, enfa. estomaterapeuta e Emerson Salem Motizuki também da Hollister mas que chegou atrazado porque deu carona para a Suely Thuler; pela Coloplast estiveram presentes Daniel Gonçalves de Assis e André Seguro. E encerrando a sessão a Dra. Vera Lucia Gouveia comentou a situação do momento no campo da ostomia com pleno assentimento da Suely Thuler. Na foto a Dra. Daisy Barreiros Archila.

Nenhum comentário: