terça-feira, 30 de março de 2010

O INCENTIVO DA DRA. VERA LUCIA GOUVEIA


Dra. Vera Lucia Gouveia é uma profa. de personalidade forte e as suas ex-alunas pos graduandas a conhecem muito bem e praticamente é obra dela o inicio da formação de estomaterapeutas pelo Brasil todo porque o que notamos é que não há ninguem que não a conheça como por ex. Lisiany Moreira, de Belem do Pará, Rita Damansky, de Londrina, PR, e especialmente Talita, José Carlos, Janaina, de Barretos, que neste ano vão compor o corpo docente do curso organizado pela Adriana Peregrino, de São José do Rio Preto. Usando palavras fortes comentou a falta de bolsas generalizada nessa epoca do ano e a grande variedade de bolsas que deve ser mantida a todo custo. A cada declaração a Vera olhava em direção a Suely Thuler que com o movimento da cabeça concordava.
O ostomizado precisa essencialmente da bolsa para viver com qualidade de vida. O JORNAL DA AOESP nasceu exatamente para conseguir a manifestação dos ostomizados porque em geral o paciente após a cirurgia ele não sai mais de casa, não frequenta festas, nem reuniões, nem nada. Muitas vezes não sai nem para buscar bolsas nos polos de distribuiçao, manda o seu filho ou a sua esposa ou se serve de algum terceiro. Então o Jornal saiu com o lema de que se o ostomizado não vem a nos, nos vamos até ele levando noticias sociais, transmitindo o que acontece nas diversas associações que temos pelo Estado de São Paulo e pelo Brasil. Mas agora está faltando bolsas de forma geral e nos temos recebidos até e-mail de usuarios reclamando contra isso.E porque isso?
Nesses momentos criticos o ostomizado percebe que não pode ficar entocado para sempre dentro de casa, ele tem que se manifestar porque o seu conforto está em jogo e considero lamentavel dizer isso num momento triste como a atual, mas o ostomizado tem que acordar, tem que sair do anomimato e compor a sociedade. Porque não se preocupou antes participando das associações, trocando ideias com os seus pares e sempre lutando pelo seu espaço de vida. No desespero a coisa fica dificil. E lembrem-se de que estamos no ano eleitoral e com certeza no proximo ano o Presidente da Republica será outro porque Lula já foi eleito duas vezes e não pode reivindicar um terceiro mandato. Não sabemos se o ostomizado terá a mesma consideração que teve até hoje, tudo vai depender de quem ocupar a presidencia. Então por mil razões o ostomizado precisa de bolsa, precisa de remedios, o prolapso cresceu, necessita da assistencia de estomaterapeutas, então ele tem que viver como um ser vivo, mostrar a sua presença, provar que ele existe publicamente e nao somente dentro do seu lar protegido pelos seus familiares. A AOESP está programando uma serie de palestras interessantes com medicos especializados de renome então venham aprender um pouco sobre a ostomia. Na foto a Dra. Vera Lucia Gouveia em companhia da Amelia Yocico Arakaki, presidente da AOESP.

Nenhum comentário: