sexta-feira, 2 de abril de 2010

UM HOMEM EXTREMAMENTE SAGAZ

Sempre tive curiosidade em saber como se forma uma criatura sagaz ao extremo. Há um ditado japones que diz literalmente que o bom menino deve ser jogado na vida querendo com isso dizer que a experiencia se adquire lá fora no mundo. Mesmo assim a sagacidade de um ser humano não nasce tão facil. Os livros, os professores fornecem conhecimento, mas o tipo de sagacidade dificilmente ele consegue nas bancas escolares. Bem aqui está uma historia.
Uma mocinha, trabalhadora, mãe de uma criança, comparecia todos os meses, sem nenhuma falta a associação para pedir uma quantidade de bolsas de colostomia para o seu marido, ou melhor dizendo, pai da criança, que estava na prisão sem possibilidade de cadastramento nos postos de distribuição de bolsas e muito menos comparecer todos os meses para avaliação e recebimento da quota de bolsas. Essa frequencia durou quatro longos anos, portanto quarenta e oito meses seguidos.
O rapaz - segundo relato dele proprio - a sua mãe nunca se casou e teve muitos filhoss sempre de pais diferentes e ele já aos dez anos vivia por aí, principalmente na rua defendencoa a sua vida. Praticou e feriu quase todos os artigos do Codigo Penal, só não cometendo assassinatos e até os 29 anos (idade dele hoje) amasiou-se cinco vezes com mulheres diferentes, participou de uma briga e o resultado foi cinco tiros, um dos quais afetou o seu intestino e virou ostomizado e depois (ele jura inocencia) por causa de um fato foi preso e como se diz na giria "puxou quatro anos de cana". Como preso conheceu quase todos os presidios e então aprendeu o que é viver.
Nos presidios, numa cela de tres por tres, mais um banheiro num cantinho totalmente aberto que eles isolavam com cortina improvisada de plasticos viviam 17 pessoas, dez dormindo no chão e mais sete em especie de beliches. Num dos presidcios ele ficou na companhia de 50 presos no mesmo espaço. Eles dormiam em revezamento porque não havia espaço para todos. Para concluir a experiencia ele diz que não volta nunca mais para a prisão e essa frase tem varios signficados, uma delas é a de que vai se dedicar ao filho que teve com a atual esposa e para trabalhar vai tentar a reversão da ostomia.
Pois esse homem, ainda com cara de rapazinho, é extremamente sagaz, inteligente apesar de ter abandonado a escola no primario,esperto, rapido no raciocinio, rapido nas respostas, rapido nos pensamentos, não titubeia, não hesita em nada, sabe o que quer, conhece o seu limite, individualista e jamais demonstra desconfiança. falante. emfim um homem criado na rua e nos presidios, mas um genio se pudesse um meio de traze-lo para o caminho correto da honestidade e infundi-lo em definitivo que o crime não compensa.

Nenhum comentário: