Considerando a Comissão de Saude da Prefeitura Municipal de São Paulo, da qual o vereador Miltom Ferreira, medico, é um dos membros que podemos dizer um dos mais ativos e esclarecidos sobre as necessidades dos pacientes a Amelia Yocico Arakaki, vice-presidente da AOESP, buscou entendimento e parceria para o bem estar dos ostomizados. Nos ultimos tempos houve alterações significativas no setor de ostomia culminando com a publicação da ultima portaria elaborada pelo proprio Ministerio da Saude. Antes a ostomia tinha verba propria, separada das demais deficiencias, de forma que a aquisição pelos polos de dispensação era mais simples e efetivas.
Agora ocorreram mudanças que para o seu esclarecimento a AOESP buscou conhecimentos junto a secretaria do Estado de Deficientes, Linamara Rizzo Battistella, houve tambem palestras com a Cassia Tubone, igualmente membro da Secretaria da Saude e coordenadora participante de reuniões mensais e tivemos tambem a visita de Massahiro Miyamoto que, neste caso, procurava levantar dados sobre a hanseniase. Afora isso procuramos conhecer o sistema de programação adotada pelo estado do Rio Grande do Sul e de algumas partes do Paraná.
Todo esse serviço é sério para que não ocorram crises de desabastecimento de equipamentos para os ostomizados.
E pretendemos não parar com esse trabalho de proteção efetiva, no nosso caso, para os ostomizados, assim como existe também uma coordenadora que batalha realmente a favor dos hansenianos tanto dos sequelados, como dos hansenianos ativos e dos imunizados.
O nosso campo é outro. Trata-se dos ostomizados e muitas vezes sentimo-nos fragilizados por falta de voluntarios, de pessoas realmente interessadas na qualidade de vida. A AOESP como qualquer outra entidade existem momentos em que o voluntario ou as voluntarias adoecem e então a tarefa que cabe as outras voluntarias naturalmente fica mais pesada, mas mesmo assim a assistencia tem que ser continuada e vencida, não com palavras mas com atos e atitudes. Isso é uma realidade que precisa ser compreendida por todos os ostomizados.
E logicamente necessitamos da ajuda de quem é membro de comissão de saude, membro ligado ou a propria autoridade que dita regras e beneficia os ostomizados. Miltom Ferreira compreendeu os problemas e dentro da comissão de saude aumentará mais um item chamado ostomia.
Temos também todo o empenho e esforço dos medicos coloproctores, das enfas. estomaterapeutas e dos laboratorios que se esforçam ao maximo para a assistencia aos ostomizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário