As acompanhantes da secretaria de Estado Linamara Rizzo Battistella, foram as seguintes pessoas: Marialice Cerello, chefe do cerimonial;Ana Carolina, cerimonial; Daniela Loureiro Iacobuci, imprensa e Simone Nieves, estagiaria de comunicação.
A AOESP havia convidado a secretaria Linamara Rizzo Battistella quando o governador Geraldo Alkimin anunciou o quadro de secretariado do governo logo no inicio do seu mandato, porém a entidade só pode receber palestrantes no dia da reunião e para tal dia, infelizmente, ela já tinha compromisso assumido e não deu certo.
Desta vez coincidiu com a publicação da nova Portaria pelo ministerio da Saude, alguns meses após a 14a. Conferencia do Conselho Nacional de Saude ela decidiu que precisaria proporcionar especialmente aos ostomizados alguma diretriz e quem sabe avaliar as perdas e os eventuais ganhos com a nova Portaria, já que a 400, editada em 2009 estava em pleno andamento para o seu implante junto aos orgaos publicos. O primeiro comunicado e de certa forma a interpretação da nova portaria dava conta de uma possiel revogação da 400, no entanto, conversando com Izaac Fernandes, da FEGEST, ele nos disse que estava preparando uma carta dirigida ao Ministerio da Saude para a verificaçao dos pontos que seriam cancelados e dos pontos que continuariam vigorando e de fato a carta foi enviada, só que nao sabemos sobre a resposta. Depois conversamos com a Suely Thuller, presidente da SOBEST, e ela nos disse que a sua entidade estava estudando uma forma de conciliar as duas portarias para depois marcar uma reunião com representantes do Ministerio da Saude.
Na verdade a nova portaria que levou o numero 793 nada diz sobre a revogação, cancelamento, nada que atinga a portaria de numero 400, daí a confusão, mas também não era caso de opção porque simplesmente a verba destinada exclusivamente a ostomia misturava-se com outras deficiencias.
A interpretação e a explicação fornecida pela Linamara foi convincente e acreditamos que a perplexidade esteja atingindo outros governos dos estados e até as municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário