Amelia Yocico Arakaki,participou da reunião realizada entre ostomizados, enfa. estomaterapeuta Helena Sopares de Camargo Pantoroto, Francisco Caetano da Silva, presidente da Associação dos Ostomizados de Jundiai e Região e a representante da Casex e enfa. estomaterapeuta Gloria Marcondes (foto). A reunião foi em Jundiai onde os ostomizados recebem os equipamentos. A Helena, casada com medico coloproctologista pos-graduou se estomaterapeuta no curso coordenado pela profa. doutora concursada Angela Boccara, da cidade de Taubaté, e o que vimos e ouvimos dos proprios ostomizados como testemunhos, foi algo impressionante de bom e de bondade extrema. Os 215 ostomizados cadastrados naquele polo pode se dizer que estão bem servidos. A unica reclamação do pessoal foi a de que o presidente Francisco, depois que se casou pela terceira ou quarta vez, se ausenta muito nas reuniões. O homem apesar de ser aposentado por deficiencia, faz uns biquinhos para melhorar a sua vida, daí a falta de tempo, mas desta vez ele compareceu aparentando boa saude, sem hernia e sem maiores queixas da ostomia.
O sistema de Jundiai é municipalizado e então a Helena só atende o municipio. Afora esta cidade, a micro região tem mais nove municipios totalizando com certeza mais de 400 ostomizados, chegando então quase ao porte de Mogi das Cruzes e bem superior a outras regiões.
Nos perguntamos se o polo atende presidiarios, moradores de rua, abandonados, etc. e a resposta foi positiva na base do "qualquer ser humano". Ela contou também que recebe solidariedade da também enfa. estomaterapeuta e coordenadora do DRS de Campinas, Neria Invernizzi, A Helena faz questão de fornecer equipamentos que melhor atende as necessidades do tipo de ostoma do paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário