A ostomia em alguns casos pode ser revertida e os pacientes quando saem da cirurgia o que mais querem é reverter, voltar a ser o que era antes, sem o uso das bolsas. Mas tudo isso quem resolve é o médico. No nosso caso podemos contar os que deram certo porque caso contrario o paciente terá que usar fralda. Em Mogi das Cruzes temos o caso do Alexandre que após uma ostomia por causa de cancer reverteu a ostomia. Conta-nos que no começo foi bastante dificil tendo que correr para o sanitario varias vezes por dia e a noite a mesma coisa. Atualmente ele completou um ano e meio de reversão e finalmente as coisas voltaram a normalidade, isto é uma ou duas vezes para evacuação e não tem ocorrencia de nenhuma diarreia. Foi duro aguentar um ano, ele completa. No primeiro ano não podia frequentar festas, aceitar convites para viagem, etc., escolher bem os alimentos porque faz uma diferença grande no controle da sistematica. Comer muita fibra, diz ele, tal como a granola. Pela propria experiencia, ele calcula que para total normalidade tem que ter uma experiencia de ano e meio. Hoje o nosso Alexandre conseguiu debelar o cancer, reverter a ostomia e ajuda a comunidade local participando da associação com muito animo.
domingo, 25 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
A reversão de uma ostomia não é muito simples como muitos ostomizados pensam,somente o médico que vai dizer qual é a hora certa de fazer a reconstrução do trânsito intestinal,por isso caros amigos ostomizados não fiquem muito ansioso para recontruir o trânsito intestinal ou seja(retirar a bolosa de colostomia)na hora certa você estara fazendo a sua cirurgia,tudo no seu tempo.
EU me chamo Alexandre e fiquei ostomizado durante cinco anos,e faz um ano e meio que fiz a cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal(retirada da bolsa de colostomia).
Minha mae fez a reconstrucao e tem passado muito mal fazem 3 meses e ela ficou internada pois tem parado de funcionar o intestino e tem inchado muito o abdomem ela esta intrnada hoje de novo que desespero
Concordo com o Alexandre...mais do que ninguém,ele sabe,pois passou por tudo isso...cada caso é um caso...mas o pensamento positivo ajuda muito,e os avanços da medicina estão aí,para nos ajudar.Qualquer pesoa poderá,eventualmente,um dia, a precisar ficar ostomizado.Temos que ter fé e acreditar que podemos vencer todas as barreiras.
Postar um comentário