quinta-feira, 28 de abril de 2011

COMO SE PEGA A HANSENIASE

Um leitor do blog nos pergunta como se pega a hanseniase e emenda o seguinte: se a pessoa que em hanseniase começou o tratamento e parou de fazer , ele pode contaminar outra pessoa?
A ocorrencia da doença tem muito a ver com a imunidade tanto é que uma pessoa com imunidade boa conviver normalmente com uma pessoa portadora do mal de Hansem que não terá problema nenhum, isto é não fica contaminado. No entanto se a imunidade for baixa é quase certo que será contaminado. Mas hoje em dia há o tratamento chamado popularmente de PQT (Polio quimico terapia) que o paciente terá que tomar essa dose num posto de saude durante seis meses, mensalmente. Além disso o posto de saude fornece um comprimido que ele terá que ingerir diariamente durante esse tempo de imunização ou de cura total.
A doença poderá voltar dependendo da imunidade, então a hanseniase depende muito do estado de saude do paciente.
Estas foram as explicações fornecidas pela Leide Masson, coordenadora do Movimento de Reabilitação dos Hansenianos no Brasil. Como o tratamento é feito nos postos de saude da municipalidade, havendo alguns mais especializados como o Posto Ceci, no bairro do Jabaquara, a Camara Municipal tem uma Comissão de Saude integrada por varios edis que periodicamente discutem varias patologias numa tentativa de prevenção e de combate. Um dos veteranos da comissão é o vereador Milton Ferreira, medico que atende na região Leste de São Paulo, com muita popularidade entre os chamados hansenianos.
De uns tres anos mais ou menos não temos dados especificos sobre a hanseniase no Brasil e mesmo o MORHAN acreditamos que não possua dados atualizados sobre a situação da hanseniase. Nessa epoca, há uns tres anos esteve no Brasil um representante da OMS (Organização Mundial de Saude) orgão da ONU, chamado Yohei Sassakawa, um milionario japones que se incumbiu de baixar o indice de hansenianos pelo mundo todo fornecendo medicação e assessorando no combate. Após inumeras visitas a India e Nepal, paises grandemente afetado pela hanseniase, Sassakawa conseguiu diminuir o indice de um hanseniano para cada dez mil habitantes, indice tomado como satisfatorio pela OMS. Basta dizer que esses paises anteriormente eram campeões da hanseniase.
No Brasil a ultima estatistica que conhecemos em apenas um ano o numero de hansenianos havia crescido cerca de 36 mil pessoas onde predominava a haseniase infantil com quase 16 mil pessoas, mas como houve um tempo de aproximadamente vinte anos de estabilidade hanseniana em grande parte por causa da iniciativa da OMS, as grandes concentrações de hansenianos foram liberadas e os postos e ARE encarregadas de dar assistencia aos pacientes. Os curativos dos hansenianos são feitos então em estabelecimentos especializados do municipio e do estado e quando há necessidade de amputação de membros os hansenianos procuram o Hospital Emilio Ribas em São Paulo.
A secretaria da Saude do Estado de São Paulo tem mostrado interesse no problema dos hansenianos e periodicamente realiza reuniões para as questões de orteses e proteses.

Nenhum comentário: