Ana Flavia dos Santos Amaral, enfa. estomaterapeuta formada no curso da profa. Vera Lucia Gouveia no ano passado, atualmente servindo no setor de cardiologia do Hospital Dante Pazzanezi, em São Paulo com apenas 23 anos de idade conseguiu promover uma excelente palestra na reunião mensal da Associação dos Ostomizados do Estado de São Paulo. E isso diante de uma plateia seleta com a presença de maior parte de representantes da Hollister do Brasil. Pela Coloplast esteve presente a Joice Gleyce e pela Convatec o Leandro Martins. Pela Hollister estavam presentes Alvaro Capellari, Emerson Salem Motizuki. A Danielli representou a Medical e Tania e Paula a Libermed.
O tema desenvolvido pela Flavia foram as feridas e ela, com o auxilio do audiovisual, conseguiu desenvolver o tema corretamente apresentando as variedades existentes. Entretanto muita gente, mesmo não sendo ostomizado, mas vitima de outras variedades de doença procura uma reunião como a da AOESP para dirimir uma duvida que eu chamaria de auto-duvida. Um paciente urostomizado, hoje com tratamento no Albert Einstein, assistiu a reunião pela primeira vez conseguiu trocar ideias com a palestrante e com outras pessoas presentes e chegando a conclusão de que todos tinham os seus problemas porem dentro de um esforço para manter elevado o seu auto-estima.
Outro com colostomia porém portador de cancer em metastase chegando a atingir os pulmões. Pequenos nodulos, porém varios e as opiniões dos medicos consultados diferiam, uns com sugestão para cirurgia imediata outros com ideias contrarias, mas num caso desses a decisão maior deveria caber a si proprio.
Um rapaz de 27 anos, morador em Guaianazes,cadeirante há cinco anos, compareceu a reuniao para servir de exemplo a outros eventuais rapazes ou moças para não resultar em paraplegico como ele. Ele deu um pulo de cabeça numa represa ou na praia e como a linha d'agua estava muito rasa bateu a cabeça fortemente e isso torno-o paraplegico
Ana Flavia, uma estudante escolhida pela propria profa. Vera Lucia Gouveia, conseguiu construir com a sua palestra esse ambiente excelentemente ideal para elevar principalmente o nivel de auto-estima transformando a sessão de palestra num motivo para reforçar a fé na vida. Um paciente, seja de surdez, de ostomia, de paraplegia, de visão, de ferida, conseguindo estar em paz com a sua deficiencia consegue melhorar a sua cura porque a sua fisiologia melhora consideravelmente.
Na foto a Ana Flavia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário