segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A SEQUELA DA HANSENIASE PRECISA DE CURATIVO

Os ferimentos nas duas pernas foram causadas pela hanseniase e precisa e exige tratamento cuidadoso com curativos senao a progressiva sequela leva a amputação dos membros. O "PQT" e a ingestão de remedio diariamente evita o contagio é otimo para os hansenianos do primeiro estagio, ou seja aqueles que ainda não tem nenhuma sequela pelo corpo. A luta para a defesa dos interesses dos hansenianos no nosso país é dura e dificil embora esteja contando com o apoio de varias pessoas interessadas incluindo autoridades do setor envolvidas para o bem estar das vitimas. O Mal de Hansen tem varias etapas. Em primeiro lugar está a imunização que ao mesmo tempo que evita que a doença progrida no corpo do paciente e para isso ele precisa ser medicado o quanto antes. O diagnostico também não é muito facil porque é confundido com outras doenças porém, segundo informações que temos, o curriculo das escolas de medicina não tem dado muita atenção para o mal de hansen quando muito uma ou duas aulas e o curriculo passa para outras doenças. 
A Leide Masson, vitima da hanseniase, lidera uma luta que nem sempre encontra bons resultados. Por exemplo a antiga area ocupada pelos hansenianos em Itu, denominado Pirapitingui, onde estavam segregados os acometidos pelo mal de hansem hoje transformou-se num grave problema. Os hansenianos foram liberados após o auxilio da OMS ao Brasil que pretendia a diminuição da doença para um doente para cada dez mil habitantes, indice que vem sendo mantido em paises como India e Nepal.A area sofreu invasão de marginais, os poucos ainda moradores tiveram que por reforços nas janelas e portas e, enfim, o local transformou-se em caso de policia. Entretanto a maior luta que a Leide enfrenta é a prestação de curativos para os hansenianos sequelados. 
Em termos de preconceito, auto-estima, rejeição, está se transformando em estigma de dificil manipulação que com o tempo pode virar uma chaga. E o assunto é de São Paulo, onde o acometimento havia diminuido drasticamente e o contagio era rarissimo por causa da ampla imunização porém se formos analisar o que acontece p. ex. em Santarem, no estado do Pará, a situação muda rapidamente, ou Maranhão regiões onde o indice de hansem corre bastante alto.

Nenhum comentário: