Jose Guedes, medico sanitarista e prof. da Santa Casa esteve presente no lançamento do jornal Movimento dos Portadores de Esclerose Multipla realizado no dia 26 do corrente no auditorio Teotoni Vilela, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O medico Guedes foi secretario da Saude no governo do Mario Covas durante oito anos e desde o começo incentivou o MOPEM que tem como presidente a Cleuza de Carvalho Miguel e hoje sendo membro do Conselho Nacional de Saude do Ministerio da Saude em Brasilia.
O jornal lançado na sexta-feira é o primeiro periodico a ser editado especializado em esclerose multipla, uma doença degenerativa, de causas pouco conhecidas. Esta doença ataca o fisico e o sistema neurologico sendo o seu diagnostico a primeira das dificuldades. A propria Cleuza foi vitima da doença e hoje movimenta-se em cadeira de rodas, embora dentro de sua casa ela diz que se levanta para os afazeres domesticos.
O diagnostico dessa doença sendo dificil e em alguns casos até o medico definir pela esclerose levou 14 anos, segundo comentarios de pacientes presentes no auditorio. A propria consulta com medicos especializados do Hospital Sirio Libanes é um dos mais caros e exige varios exames principalmente a ressonancia magnetica e a coleta de liquido da medula.
E como acontece com outras patologias São Paulo lidera o numero de casos de doença da esclerose multipla, embora o Brasil se encontra nas zonas de baixo risco para o surgimento da doença. Segundo dados o surgimento dá se de forma repentina em pessoas saudaveis e não tem limite de idades.
Na foto o medico Jose Guedes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário