segunda-feira, 20 de maio de 2013

JOSLAINE CARAÇA DE JACAREI PERGUNTA

Joslaine Caraça, profissional de Saude, bem estar e educação fisica, da cidade de Jacarei, estado de São Paulo, da região do Vale Paraiba, através de um recado no Linkedin pergunta: "...tenho uma duvida, sou do Vale do Paraiba, nos temos aqui uma  associação de ostomizados do Vale, com sede em Taubaté, poderia haver outra em Jacarei?" E continua:" os pacientes de lá, aliás maioria dos ostomizados, quando em alta ficam isolados, pois as instituições não orientam sequer para pegar a bolsa no SUS, imagine agora, com a obrigatoriedade dos convenios fornecerem as bolsas,creio que pode ficar pior?"
Os ostomizados, tanto novos como antigos, conveniados em planos de saude ou não, podem continuar recebendo os equipamentos de ostomia atraves do SUS. Sendo novo, recem saido da cirurgia, precisam se apresentar ao posto dispensario de equipamentos munido de documentação (Carteira de Identidade, CPF, Laudo medico, atestado de residencia) para ser avaliado que consiste num trabalho feito pela enfa. estomaterapeuta ou enfa. capacitada. E tem mais o Jornal da AOESP publica mensalmente a relaçao dos serviços gratuitos dos laboratorios se forem questionados pelo telefone e inclusive a profissional estomaterapeuta vai munido de material de troca (bolsa, pasta, cinto, tudo o que for necessario para dar assistencia ao deficiente). 
Em Taubaté nos sabemos que tem um polo de dispensação de equipamentos onde se concentram os ostomizados de todo o Valeparaibana. E em Jacarei tem polo? O Hospital existente em Jacarei que possui uma secção de estomaterapia tem serviços de dispensação?
Na foto que estamos publicando estão voce, Jislaine, Ana Beatriz Morita e a profa. estomaterapeuta Angela Boccara, do curso de pos graduação de Taubaté, muito conhecida pelos ostomizados e pelos profissionais da area, e se observa claramente a secção aludida de estomaterapia, porém a secçao tem material para dispensação?
Conhecemos casos semelhantes como p. ex. Atibaia que também pelo esforço de uma enfa. ela conseguiu unir os ostomizados mas o numero de deficientes de ostomia são apenas 50 pessoas e então fazem parte da Associação dos Ostomizados de Campinas e Região presidida pelo Rock Lopes. Em São José dos Campos ocorre uma sitguação identica a de Atibaia e cogitou-se varias vezes da formação de uma associação, mas nada disso aconteceu e continuam associados a entidade de Taubaté.
Como a distancia entre Jacarei e Taubaté é razoavelmente proxima a nossa opinião é a de reforçar o que já existe colaborando com as suas atividades em todos os sentidos, especialmente dando assistencia aos recem ostomizados, porque o objetivo principalmente de qualquer entidade é apenas um: ostomizado!

Nenhum comentário: