segunda-feira, 22 de junho de 2015

PORQUE AOESP PRECISA PROMOVER REUNIAO MENSAL

O que o leitor está vendo é um cotidiano que acontece em todas as reuniões da AOESP, ou seja uma pequena consulta de uma pessoa ostomizada junto aos representantes de laboratorios. O ideal seria as empresas contarem com a participação também de psicologos, assistentes sociais e nutricionistas, além logicamente da pessoa mais importante que é a enfa estomaterapeuta e também o promotor de vendas. A foto mostra Marcio, ostomizado recente, cujo depoimento estava programado para ser publicado na edição de numero 90 mas por falta de espaço foi adiado para o proximo mes de julho. Marcio compareceu a reunião pela segunda vez e podemos dizer que de certa forma, especialmente psicologicamente, enturmou-se com os seus colegas ostomizados assim como tem acontecido com muitas outras pessoas deficientes.Ele está conversando exatamente com a Thais Salimbeni, enfa estomaterapeuta  e também Rafael Oliveira, promotor de vendas, ambos da Coloplast. E o que o ostomizado ganha conversando com os profissionais da area?
Conhecimento, muitos conhecimentos sobre uma infinidade de casos que nem sempre o palestrante dá conta no espaço de hora e meia como é fixado o horario de conversa. E ganha também experiencia, mas o mais importante é a convicção de que ele, o deficiente, fez um bom negocio passando pela cirurgia e recebendo a ostomia,porque isso salvou-lhe não só a vida mas uma serie de inconveniencias que aconteciam antes, nao de um dia, mas de hora em hora, dor de barriga, desinteria, ansia de vomito, enfim, uma instabilidade total do seu organismo mais importante que é o gastro.
Marcio casou-se no Brasil e juntos foram trabalhar no Japão e lá ficaram durante vinte anos. Voltaram para o Brasil e em pouco tempo foi obrigado a submeter-se a uma ostomia, se nao me engano definitiva, e, o que é pior, a esposa separou-se dele na vespera da cirurgia levando consigo a unica filha que eles tinham. Como se diz vulgarmente, duas cacetadas morais de uma só vez, mas ele foi honesto aceitou a separação e dividiu todos os bens que tinham Hoje ele mora sozinho num imovel alugado mas está reagindo favoravelmente a partir do momento em que começou a assistir as reuniões. Agora ele precisa de um emprego, se possivel na area de computação. Marcio é um expert nessa area e tem até ajudado o inexperiente fazedor de jornal, de twitter, do face, do blog autor dessa materia que está sendo redigido em reconhecimento ao valoroso Marcio dos Anjos.
Mas o que vale mesmo são esses minutos de dialogo que é possivel de se manter com os profissionais da area de ostomia como Thais, Rafael, Emerson, Tanille, Paula, Cris com "a" , Cris com "e", Gloria, etc.etc. 
No proximo mes teremos a presença da Dra. Miriam Piratininga Jatobá, filha medica como medico era o fundador da AOESP nos idos de 1979, Dr. Paulo Piratininga Jatobá e agora cito também as outras pessoas que também contribuiram como Dra. Angelita Gama, Dra. Vera Lucia Gouveia e muitos mais doutores. A Miriam aceita responder qualquer tipo de pergunta que lhe façam os ostomizados presentes e o pessoal que está acostumado com ela, fazem e recebem esclarecimentos precisos e valiosos. Portanto, caros ostomizados, não fiquem em suas casas lamentando a bolsa que usam porque o emocional também se conta para uma vida boa cheia de saude e vitalidade. Venham e façam amizades como o nosso Marcio está fazendo e se recuperando. 

Nenhum comentário: