sábado, 18 de dezembro de 2010

BALANÇO DAS ATIVIDADES DA AOESP


A Associação dos Ostomizados do Estado de São Paulo, assim como todo mundo, todas as associações de ostomizado, está chegando ao seu final de ano, mais um ano de luta ardua como se diz, tudo em prol do ostomizado. Antigamente, na decada de setenta quando foi criada a entidade, ou digamos um pouco antes, os medicos coloproctologistas lutavam arduamente após a cirurgia porque os grandes problemas vinham depois primeiro com o espanto involuntario do paciente carregando um acessorio estranho no seu abdomem, segundo ao saber para que servia a bolsa e que naquela epoca não era nem bolsa de tão rudimentar que eram, depois da auto-rejeição, vinha a rejeição da familia, da sociedade nos lugares publicos, etc.
Atualmente, passados quase trinta anos, isto porque em 1984 a Hollister instalou-se em São Paulo e trouxe dos EUA a bolsa de karaya, depois vieram mais dois gigantes de produção de bolsas, um da Dinamarca e outro também dos EUA. A Coloplast trouxe as suas bolsas e a Convatec idem e ainda nos meados da decada de oitenta o engenheiro Herman Mora Casella trazia do exterior algumas bolsas para uma parenta ostomizada e mais adiante recebeu proposta para a abertura de uma industria aqui no Brasil. Assim nasceu a Casex, aliás a Coloplast também nasceu mais ou menos igual, o mesmo acontecendo com a Hollister.
A AOESP tem o apoio integral dos quatro laboratorios porque os objetivos coincidem qual seja o de proporcionar qualidade de vida para os ostomizados. E não poderiamos deixar de citar o produto da 3M Saude representado pela Dipromed= Cavilon, para curativos. A aceitação desse produto a partir do momento em que a 3M Saude resolveu anunciar no nosso Jornal, segundo declarações da Ana Carolina Marchiore, subiu estrondosamente.
Então com o apoio dos laboratorios em geral a Amelia, na presidencia da AOESP, conseguiu revolucionar os meios sociais de informações dos ostomizados. Conta nos uma usuaria do Cavilon que a assadura da sua pele era constante e a partir do uso do Cavilon e da bolsa convexa os seus problemas como ostomizada acabaram-se. A conquista da simpatia dos ostomizados foi imediata e conseguiu formar um quadro de redatores de primeira linha. Os convites para palestra também aumentaram substancialmente e o resultado não poderia ser de outra forma: ultrapassou os limites do Estado de São Paulo. Nos não podemos deixar de atender uma carta de pedido para que enviemos um exemplar do Jornal

Nenhum comentário: