segunda-feira, 4 de julho de 2011

CARLOS FRANÇA, PSICOLOGO DA UNICAMP

Carlos França, professor de Psicologia da Unicamp ficou ostomizado e ao lado de vinte e tantos livros que escreveu e editou, acrescentou mais um, desta vez numa modesta brochura com pouco mais de vinte paginas sobra Noções Básicas para Ostomizados com apoio total do Grupo RAC, distribuição gratuita, que provavelmente terá distribuição também em alguns paises da Europa. A Associação dos Ostomizados do Estado de São Paulo recebeu alguns exemplares das mãos do Mario Romero, presidente da AVO, para apreciação.
O professor autor do livro tinha que se identificar como sendo uma obra redigida por ele, não podia ficar no anonimato de forma alguma argumentando modestia e evitando lisonja, mas segundo Romero, é compreensivel a atitude porque o objetivo dele foi colaborar com a grande familia de ostomizados sendo ele proprio um deles. Ele agradece a equipe de coloproctologistas que deu conta do recado da cirurgia e depois apresenta as suas impressões gerais, algumas sugestões para ostomizados novatos como ele e prosseguindo dá um relato completo de tudo o que um paciente deve conhecer sobre a ostomia.
Ele cita também a colaboração recebida dos laboratorios que inclusive tem telefones gratuitos para atendimento ao cliente domiciliarmente, com exceçao da Casex que só identifica telefones não gratuitos.
Noções basicas para Ostomizados pelo rico conteudo, embora seja realmente basico, merecia uma brochura melhor, pelo menos em papel couché porque é importante principalmente para quem enfrenta a ostomia, para os novatos em ostomia.
Como o autor é da cidade de Campinas, professor da Unicamp, acreditamos que a população de Campinas cujo numero de ostomizados não é pouco, deva estar satisfeito em ter em suas mãos mais uma obra que contribue para o estudo relacionado a cirurgia da vida.
Carlos França, professor de psicologia da Unicamp, fazemos questão de registrar o seu nome e o seu cargo, além do fato raro de termos um mestre ostomizado, no nosso blog porque realmente uma obra como essa que concorre com os melhores manuais já editados por enfermeitas, ou enfas. estomaterapeutas, é realmente merecedor do nosso parabéns.

Nenhum comentário: