sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

SOBEST PRESENTE NA FESTA DA AOESP

Jessé Ferreira, da diretoria da SOBEST (Associação Brasileira de Estomaterapia), representou a presidente Suely Thuller, na festa natalina da Associação dos Ostomizados do Estado de São Paulo. O Jessé é um velho conhecida da Associação, enfermeiro estomaterapeuta e proprietario da Estomaplast que trabalha com produtos para saude e tambem primeiro tesoureiro da SOBEST. A sua apresentação na festa natalina da AOESP foi como substituindo a presidente. 
A SOBEST  tem trabalhado muito com o objetivo de aumentar o numero de estomaterapeuitas porque ostomizado exige um conhecimento especifico para o seu tratamento. Então nos polos do interior criaram cursos de capacitação que segundo  a opinião em geral deixa muito a desejar . A procura por esses cursos tem sido muito grande ou pelo menos assim tem sido como por exemplo a capacitação em Marilia a procura pelas enfermeiras em geral muito grande. 
A Suely Thuller uma vez questionada sobre a validade desses curso nos disse que  qualquer capacitação tinha que ter uma duração no minimo de cinco dias integrais. 
Neste ano houve um substancial aumento no numero de cursos de pos-graduação e agora a SOBEST com a desvinculação em termos de licença para criação de novos cursos deverá facilitar em muito a formação de novos grupos de pos graduação, entretanto se levarmos em conta o Brasil inteiro com ostomizados em todas as partes ainda o numero de estomaterapeutas é pouco,.
Muitas vezes os proprios laboratorios tem encontrado dificuldade na contratação de profissionais a seu serviço porque todos eles tem o serviço de atendimento gratuito. Algumas são contratadas como enfermeiras e depois começam a frequentar os cursos especializados. 
Jesse Ferreira, já veterano como diretor da SOBEST, sabe também que a entidade precisa de uma divulgação mais ampla e especializada e principalmente continua porque a revista Estima é lançada apenas uma vez em cada dois meses e trata mais do lado cientifico do que propriamente noticias sociais. Um congresso ou dois congressos por mes também não resolve o problema da divulgação. Ele já há muito tempo entrosado no mundo dos ostomizados nos disse outro dia que está estudando a problematica da divulgação. Esperemos como será. 
Na foto o proprio Jessé Ferreira, representando a SOBEST

Nenhum comentário: