segunda-feira, 29 de outubro de 2012

JORNAL DO MOPEM CONTA TODA HISTORIA

O primeiro numero do jornal do MOPEM foi lançado recentemente e pode se dizer com sucesso porque um periodico que aceita divulgar uma doença ainda não muito bem conhecida como a esclerose multipla é uma responsabilidade que pesa nos ombros. A Cleuza de Carvalho Miguel, presidente do do MOPEM gastou um bocado de tempo mas conseguiu  ilustrar de tal forma que no seu conjunto aclara muitas questões sobre entidades, pessoas e medicos envolvidos na esclerose multipla. 
O MOPEM nasceu em 1996, como uma organização de ajuda mutua, que tem como objetivo desenvolver atividades para os portadores e familiares e que luta pela conquista de direitos, de cidadania e de qualidade de vida. E continuando  ela diz que na mesma epoca nascia outra cartilha: Voce tem Esalerose Multipla?Os medicos  Wilson Luiz San Vito, Charles Peter Tilbery, Wilson Tadeu, Otavio Azevedo Mercadante e o Dr. Salmeron participaram desse trabalho. Foi então que começou a luta para o fornecimento gratuito dos dois primeiros medicamentos  pelo ministerio da Saude: o betaferon e o rebif, ambos de custo elevado. Neste mesmo ano, Cleuza Miguel foi convidada pelo governador Mario Covas para participar da posse de Fernando Augusto Machado, vice-presidente do MOPEM  "falecido" no Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiencia. 
Cleuza Miguel também ministrou uma aula no Forum de Patologias da USP sobre o assunto e guarda com carinho a carta de agradecimento da professora Marcia Faria Westphal, titular responsavel pela disciplina Nessa mesma epoca Cleuza decidiu organizar um almoço comunicatario em sua chacara particular em Mairiporã/SP com os portadores da doença e seus familiares. Conseguiu reunir 51 pessoas, entre elas o casal Remo e Adelaide, a voluntaria que recebe quem sofre de esclerose multipla no Hospital das Clinicas de São Paulo

Nenhum comentário: