quinta-feira, 28 de março de 2013

PORQUE SACRIFICAR TANTO OS OSTOMIZADOS?

Não estamos conseguindo compreender esse caso da falta total de bolsas coletoras do polo de dispensação de equipamentos para ostomizados do Regional Sul, secção pertencente ao Hospital Regional Sul que tem no Dr. Roberto Camara o administrador maior. A doutora Ana Maria Braga na posição de responsavel pelo polo, abalada pela situação, profundamente sensibilizada por uma situação que absolutamente não é de sua competencia porque a Regional Sul não tem poder para comprar o material dos ostomizados, sendo que isso é feito  por pessoas encarregadas pela propria Secretaria da Saude do Estado de São Paulo. Cobrando as promessas de entrega - ela disse - sempre ouvia respostas incompreensiveis como os laboratorios atrazavam na entrega dos materiais e assim por diante. O dialogo da doutora Ana Maria Braga aconteceu com a Amelia Yocico Arakaki, dirigente da Associação dos Ostomizados do Estado de São Paulo que diante da insistencia diaria dos ostomizados cadastrados na Regional Sul procuravam a entidade para obter algumas unidades de bolsas. 
A Regional Sul está há tres meses com o seu deposito sem nenhuma bolsa coletora, os estantes estão totalmente vazios e ninguem dos dois mil ostomizados cadastrados ativos conseguem obter siquer uma bolsa naquela unidade. Os arquivos da Regional Sul tem na verdade 3.383 ostomizados cadastrados sendo que a maioria já estão sendo registrados eletronicamente. 
A doutora Ana Maria Braga consternada, sensibilizada e indefesa diante da situação mostrou mensagens enviadas e respostas obtidas, todas elas negativas que no final de longos tres meses acabaram por deixar a zero o almoxarifado do polo de dispensação de equipamentos para os ostomizados. 
O nosso governo do Estado é altamente capacitado, Geraldo Alkimin e a sua propria esposa dona Luci sempre foram sensiveis, podemos dizer super sensiveis diante dos necessitados bem como as autoridades da secretaria da Saude nunca deixaram faltar nada de forma que é dificil encontrar uma resposta para todas essas estantes vazias, totalmente vazias, da Regional Sul. O estoque zero, a falta total de materiais, foi fartamente registrado e publicado eletronicamente bem como as argumentações das pessoas encarregadas para a dispensação dos materiais. 
Cabe a secretaria da Saude encontrar os culpados por esta situação de total negligencia prejudicando  gente humilde de mais de dois mil ostomizados da região sul da cidade de São Paulo. De nossa parte pedimos a interferencia do proprio governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alkimin, do secretario da Saude Giovanni Guido Cerri e também membros do Legislativo como a deputada federal Mara Gabrilli, deputados estaduais Celia Leão, Fernando Capez, Vera Lucia Amary, porque não era crivel como possivel assistir diariamente a fila de ostomizados em busca de um pouco de qualidade de vida ou a propria sobrevivencia digna para as suas vidas. 
A situação que vimos e fotografamos fartamente obtendo também declarações de pessoas que nada podiam fazer senão apelar para ajuda dos proximos em prol dos ostomizados, é de urgencia urgentissima porque todos os que buscam materiais naquele posto nada obtem a não ser respostas negativas. 

Nenhum comentário: