sexta-feira, 10 de maio de 2013

UMA HOMENAGEM EM FOTO AOS OSTOMIZADOS DO PARÁ

Associação dos Ostomizados do Pará = AOPA = comemorando os seus 21 anos de existencia. Todos eles e elas ostomizados? Provavelmente. Vejam o sorriso em cada face, a alegria de estarem bem de saude. Mas muitas vezes esses sorrisos cativantes, silenciosos e de bem de vida esconde propositos perigosos que é a reversão. Em Caruaru, Pernambuco, havia uma filha de 22 pessoas ostomizadas querendo a reversão a todo custo. Nem todos conseguiram. João Ferreira do Nascimento Junior se deu bem, as visitas forçadas ao sanitario foram diminuindo rapidamente e hoje ele só frequenta o sanitario duas vezes ao dia. 
Agora o Mauro Pereira Coelho, presidente da Associação dos Ostomizados de Amazonas,está com uma lista de 115 pessoas que querem a todo custo reverter o ostoma. Em parte eles tem razão porque quem mora na beirinha do rio tem que canoar tres a cinco dias para chegar até Manaus e mais outro tanto para voltar. Ja andei de barco naquelas aguas que dá a impressão de estarmos em alto mar. Para ostomizado e para todos mesmo não sendo deficiente a vida por aquela banda é cruel. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr. Takehisa Sonoki

Mais uma vez venho comentar seu blog de maneira anônima, e gostaria que respeitasse meu anonimato.
Essas pessoas da foto estão sorrindo pois saiba que a alegria de viver é imensa. Poder continuar escrevendo sua história é um presente divino.
O prejulgamento é péssimo pois generaliza todos e não somente um grupo.
Hoje a ostomia passa a ser divulgada, de forma louvável por este blog, agora porque não divulgar e melhor ainda elucidar e muitas vezes prevenir as causas da ostomia. Muitos ostomizados definitivos ou não poderiam não passar por o que hoje passam pois a prevenção poderia diminuir o números de ostomizados em nosso país.
Aconselho também a abordar a reversão com menos sensacionalismo e respeite os que tem mesmo um pequeno fio de esperança em viver e que sonha com a reversão.
Veja bem, cada caso é um caso.
Deve ser elucidado EMBASADO EM ESTUDOS TECNICOS, isto é, médicos, os fatores que levam o sucesso ou não da cirurgia de reconstrução do transito intestinal, Como o exemplo do Junior que é citado varias vezes em seu blog o tempo de ostomia foi curto e grande parte do reto fora preservado facilitando assim a adaptação.
Veja os casos dos que tem a causa do estoma por ferimentos por acidente, arma de fogo ou faca. É um caso diferente.
Outros ficam muito tempo ostomizados e deve ser analisados além disso os exercícios feitos por fisioterapeuta para o esfíncter voltar a sua função e outros métodos que assim melhoram a volta da cirurgia.
Já elucidou muito bem as consequências do não sucesso da cirurgia.
Um caso clássico esquecido por ti pois ele não serve mais para seu blog é o caso da reversão do ostomizado de Mogi das Cruzes, que ficou cinco anos ostomizado e lutou contra o câncer e venceu. Você se focou somente em suas idas ao banheiro e na granola.
A verdade deve ser dita de forma ética e serena e sem polemicas.
Saiba que lida com sentimentos e com seres humanos que merecem a atenção o carinho e o respeito de todos. Saiba que ganhara muito respeito com isso e não precisarei critica -lo mais.
Conheço bem a Amazônia e a dificuldades do povo ribeirinho e saiba que para remar utiliza - se muito dos músculos abdominais e o abdômen dos ostomizados é frágil.
Tenha uma ótima semana