segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O FUTURO DAS ASSOCIAÇÕES DOS OSTOMIZAD

Há futuro para associaçoes dos ostomizados? Porque os ostomizados teimam em continuar mantendo ou reunindo-se em entidades se há dificuldades em tudo até para resgatar a conta de luz? É que as associações, até o momento, tem sido o melhor remedio psicologico, psiquiatrico ou qualquer coisa mental para a melhora, recuperação do seu statu quo de ser humano decente, conceituoso e super importante para o seu parceiro ou parceira, para a familia, amigos, colegas e o publico em geral. O que uma associação com as suas reuniões, palestrantes, ostomizados congeneres seja colo, ileo, uro, simpatizantes, curiosos,  consegue a curto prazo nenhum outro tratamento consegue. Dá a impressão de que as entidades é a chave mestra para a libertação do ego derrotado dos ostomizados. 
Quando o paciente sofrendo de problema intestinal é submetido a uma cirurgia naturalmente totalmente anestesiado e quando desperta e observa o que fizeram com o seu abdomem ele leva um susto e maior fica a surpresa ao ver uma bolsa coletora colado a pele do abdomem. Daí para frente os seus pensamentos, em geral, tem tendencia para o negativo, vindo a primeira pergunta na base de como vou viver com isso?
Aqui precisamos de um profissional de psiquiatria para entender como funciona a mente humana, porque adentrando pela primeira vez uma sala de reunião onde estão dezenas e dezenas de pessoas iguais a ele e após trocar impressões, ele, o ostomizado recente se harmoniza com o grupo, aprova o infausto acidente e se põe de igual para igual na base do se ele pode viver assim porque não eu, e assim está quebrado o primeiro elo do preconceito. Essa é a grande vantagem de uma entidade destinada a harmonizar o seu ego, virando o derrotismo para vitorioso. 
E dai para frente, sem querer ou sem saber ou até consciente convence-se de que a bolsa coletora é parte indispensavel de sua vida, e passa a defender os seus direitos que no Brasil são bastante elasticos. Esse assunto já pertence ao Mario Romero (foto ao lado de outro presidente, o nosso presidente Clovis Seigo Arasato). E o Mario diz: precisamos lutar! 
Nessa crise em que ainda estamos nadando e abrange politica-economica-financeira ele tem razão, não podemos permitir que falte bolsas. O Mario apesar de ser dono de um  dialogo direto e sem meias palavras, é bastante objetivo.... e sem poder financeiro, porque qualquer entidade necessita do minimo que seja para salvaguardar a existencia. Como deficiente a paga é pequena demais, mal dando para sobrevivencia, então ele proprio aventou uma hipotese que pode dar certo em todos os sentidos: alçar a um cargo politico eleitoral, isto é candidatar-se para ser um vereador do seu municipio. E com a popularidade que tem junto aos ostomizados e seus familiares creio que não será dificil alcançar a quota de votos necessaria para conquistar o cargo. Porque não tentar?

Nenhum comentário: