quinta-feira, 30 de maio de 2019

PRATICA E CONHECIMENTO = MANUAL DE ORIENTAÇÃO




  •  A primeira referencia historica que se conhece sobre estomias foi registrada em 1710 na França, por Litré, onde foi realizada uma colostomia terminal definitiva em um paciente com defeito congenito obstrutivo do reto, se aperfeiçoando em 1793. A partir daí iniciou-se então uma série cirurgiões a realizarem estomias para as ressecções de tumores em de um tempo cirurgico: Pillore de Rouen em 1776, Fine da Suiça em 1797, e outros realizaram operação semelhante. Entre 1930 e 1940 cirurgiões cmo Rankin, Devink e Lahey utilizavam a transversostomia como tempo previo para as ressecções do colo esquerdo. Após a 2a.Guerra Mundial com a descoberta de antibioticos, como a sulfa, disponiveis no mercado e associado a um preparo do colo e retoi permitido as operações em um tempo e com anastomose imediata intra-peritoneal. Assim gradualmente muitas ostomias foram sendo omitidas. 
  •  Com a introdução rotineira do grampeador mecanico (stapler), e a maior tolerancia das margens de segurança para a ressecção tumoral diminuiram muito as sequencias de estomias terminais. 
  • Apesar das novas conquistas, ainda continuamos dependendo das estomias. A colostomia e ileostomia erminal tem a sua indicação principal nas seguintes situações: cancer do terço inferior do reto ou canal arial, incontinencia permanente, neuropatias e agenesias. 
  • As estomias temporarias são indicadas para: proteção a anastomose,isolar sepse, e nas obstruções. A estrutura perfeita de uma equie multi-disciplinar que cuida de estomizados necessita dos seguintes profissionais: enfa. estomaterapeuta, psicologo, assistente social, nutricionista e médico. 
  • O primeiro centro para cuidar de estomizados no Brasil foi criado elo Dr. Paulo Piratininga Jatoba no então chamado INPS no posto de atendimento na Varzea do Carmo na cidade de São Paulo, onde ainda permanece até hoje. MIRIAM JATOBÁ
  • Nenhum comentário: